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Data: 22 Maio
Editor: Redação ItConnect
Categoria(s): Internet e Telecomunicações

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92,5% dos consumidores questionados pela Senacon recebem ligações indesejadas

Uma pesquisa feita por meio da plataforma Consumidor.gov.br revelou que 92,5% dos usuários do sistema têm recebido ligações telefônicas indesejadas. Entre os dias 10 e 30 de abril, mais de 3 mil pessoas responderam ao questionário da Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, elaborado com intuito de mapear o volume da insatisfação dos consumidores.

Segundo relatos dos consumidores, quase metade dos telefonemas (48,7%) são realizados por um robô e, em 46,9% dos casos, um atendente oferta algum produto ou serviço. Cerca de 65% dos entrevistados disseram receber até 10 ligações por semana, incluindo situações em que a ligação não se completa ou fica muda.

No entanto, a pesquisa ainda revela que, apesar do incômodo, apenas 11,2% dos entrevistados afirmaram que já procuraram órgãos de defesa do consumidor para relatar o problema.

O secretário da Senacon, Luciano Timm, explica o objetivo da pesquisa. “Uma das pautas da Secretaria é fazer politicas publicas baseadas em dados. Os consumidores cadastrados na plataforma estavam sendo vítimas de abuso de telemarketing. A pesquisa aponta a necessidade de regulamentação do setor”, afirma.

Timm destaca que, além de operadoras de telefonia, outros setores, como de instituições financeiras, são acusados da prática abusiva. “Isso reafirma a necessidade de um estudo para que seja criada uma regulação, que pode ser, inclusive, com base na que existe nos Estados Unidos, onde o usuário pode inserir, em sistema, os números que ele não deseja receber mais chamadas”, exemplifica o secretário.

Consumidor.gov.br - A plataforma Consumidor.gov.br é o serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet, totalmente monitorada pelos órgãos de defesa do consumidor e pela Senacon. Atualmente, conta com mais de 1,72

milhão de reclamações registradas e 517 empresas participantes. Atualmente, 80% das reclamações registradas na plataforma são solucionadas pelas empresas, que respondem às demandas dos consumidores em um prazo médio de 7 dias.

Saber mais acesse: Consumidor.gov.br

Segundo o estudo, 65% dos entrevistados afirmam receber mais de dez ligações por semana. A pesquisa também verificou a forma como essas ligações feitas: 48,7% dos telefonemas recebidos são feitos por algum tipo de sistema automatizado, que é comumente chamado de “robô” pelo público. Além disso, em 46,9% das ligações, o profissional do telemarketing oferece a compra de algum tipo de produto ou serviço. 

De acordo com Luciano Timm, secretário da Senacon, o objetivo da pesquisa é estabelecer parâmetro para uma possível regulamentação do setor de telemarketing, para que seja possível criar, por exemplo, algum tipo de cadastro para quem não deseja mais receber chamadas, como funciona nos Estados Unidos. A pesquisa foi realizada por meio do portal Consumidor.gov.br entre 10 e 30 de abril de 2019.

Via Ministério da Justiça e Segurança Pública

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