News & Blog

Data: 9 Novembro
Editor: Redação ItConnect
Categoria(s): Tendências

Compartilhe


Digitalização: “Estamos vivendo a 4ª revolução industrial”

“Estamos vivendo a 4ª revolução industrial”. Foi com essa afirmação que Jordi Bortifolli, VP e presidente da Cisco na América Latina, saudou os mais de 5 mil congressistas presentes no Cisco Live Cancun, evento que acontece nesta semana no México. Segundo o executivo, a digitalização, fortemente impulsionada pelo crescimento significativo dos equipamentos conectados à internet, representa uma oportunidade única para os mais diversos setores da sociedade.

Para Bortifolli, a digitalização é benéfica em vários aspectos. O exemplo mais citado é como ela ajuda empresas e governos a se tornarem mais eficientes, decisivos e próximos de seus usuários. Como ela pode incrementar a economia mundial é outra consequência; acredita-se que ela corrobora para tornar países estáveis economicamente. Além disso, ajuda a incluir socialmente mais indivíduos.

Seja no ambiente corporativo ou governamental, a companhia reforça a mensagem de que a digitalização permite às instituições percorrer caminhos que facilitam a detecção e o monitoramento de mudanças no momento em que elas ocorrem. Essa agilidade motiva as empresas a tomarem as melhores decisões em casos específicos e executar com a velocidade necessária que cada situação exige.

E qual o papel da Cisco neste contexto? É que essa digitalização só é possível se houver investimento em seus habilitadores. São eles: cloud computing, internet das coisas, rede e Segurança da Informação. Provedora de tecnologias fim a fim, a companhia assume sua relevância no processo de ajudar empresas e países a se transformar digitalmente. “Temos que investir nos recursos catalisadores da economia para que tenhamos mercados cada vez mais estáveis”, disse Bortofolli.

A América Latina assume um posicionamento estratégico para a companhia. Presente na região desde 1992, são mais de 2.500 colaboradores. No Rio de Janeiro, há um centro de inovação e parcerias locais são firmadas frequentemente. Atualmente, são mais de 6 mil parceiros, entre eles, Ericson, Apple e IBM. A Cisco mantém um time de 10 mil profissionais em seu ecossistema e orgulha-se de fomentar localmente o desenvolvimento dos profissionais do futuro: são mais de 300 mil estudantes no Cisco Networking Academy Program.

Devido a essa importância, foi anunciado hoje a disponibilidade em espanhol do dashboard do Cisco Meraki, solução de administração de redes na nuvem. A ferramenta simplifica a configuração de recursos de mobilidade, segurança e infraestrutura de câmeras, em especial pequenas e médias empresas, as quais em muitas ocasiões não possuem times que dominem o idioma inglês.

Acelerar da digitalização

O governo possui um papel fundamental nesse processo e uma das formas que a Cisco encontrou para enfrentar os desafios da digitalização foi a criação de um programa chamado Country Digitization Acceleration (CDA). É uma estratégia a longo prazo que tem o compromisso com líderes de governos de entregar soluções de maneira mais rápida e efetiva, considerando a realidade local.

Primeiramente, são definidas quais as prioridades que estão na agenda dos líderes. Feito isso é desenvolvido um plano de ação e a execução entra em seguida. Entre os benefícios estão a melhora da economia, geração de empregos, inclusão social e inovação.

O executivo compartilhou alguns exemplos de CDA em andamento. Na Índia, espera-se um investimento de US$ 143 bilhões em inovação e a abertura de mais de 7 milhões de vagas de emprego. Em Israel, a estimativa é da abertura de 420 mil novos postos de trabalho e uma injeção de US$ 18 bilhões em inovação, com projetos de Smart cities em Tel Aviv e Jerusalem, além de investimento em cibersegurança.

Nas palavras de Ned Cabot, responsável pelo projeto nas Américas, o mundo digital traz mais velocidade aos negócios, além da capacidade de disrupção e inovação. “A digitalização é mandatória e define quem irá evoluir economicamente ou desaparecerá do mercado”, finalizou.

Créditos: Alexandre Finelli | Decision Daily Report

 

Voltar